terça-feira, 22 de maio de 2012

UNIDADE NA IGREJA


1 – Devemos ser um:
a - Desejo de Jesus
João
17.11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
[...]
17.20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
17.21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
17.22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
17.23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

b - Paulo Também pedia isto as igrejas:
Efésios
4.1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
4.2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
4.3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;


2 – O Que é ser um?
Atos dos Apóstolos
4.32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
4.33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
4.34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes
4.35 e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.

Neste texto vemos a comunhão que o povo tinha. Era um o coração e a alma diz o verso 32. mas como que é isto??? o próprio texto nos explica algumas características do que é ser um o coração e a alma:
1 – O próprio verso 32 começa a explicar, quando fala que ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía.
2 – O verso 33 finaliza-se afirmando que em todos ele havia abundante graça;
3 – Os versos 34 e 35 mostra que todos se ajudavam para que ninguém passasse alguma necessidade.


3 – Dois exemplos, Filipenses e Romanos:
Filipenses
2.1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,
2.2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
2.3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
2.4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
2.5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
2.6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
2.7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
2.8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Romanos
12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
12.3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
12.4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
12.5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
[...]
12.9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
12.10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
12.11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
12.12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
12.13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
12.14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
12.15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
12.16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
12.17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
12.18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
12.19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.


4 – Dica Final
1 João
1.6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
1.7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário