terça-feira, 10 de abril de 2012

Aprendendo Como Sair da Ruína com Daniel


Daniel 9.1-6,20 1 -No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus. 2- No ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. 3 - Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 4 - E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ó Senhor, Deus grande e tremendo, que guardas o pacto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 - pecamos e cometemos iniquidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças. 6 - Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes, e nossos pais, como também a todo o povo da terra. […] 20 - Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus

Primeiramente devemos entender o contexto desta passagem, nesse momento Israel é Dominado pelo Império Babilônico, e passa já por 70 anos de ruína ou assolação como diz no texto, Daniel ainda busca honrar a Deus e apesar de tanto tempo de assolação não se rende a ruína, mas crê na intervenção de Deus.
Observando as atitudes de Daniel podemos tirar algumas lições:

1 – Deus não entrega ninguém a perdição, e se castiga é por amor, como Ele mesmo já disse, e quando estamos em ruínas seja espiritual ou material, devemos buscar na sua palavra qual a solução que Deus deixou proposto para nosso caso, pois na palavra há explicação e solução para todo e qualquer motivo de assolação; (Verso 2)

2 – Sabendo através de sua palavra que Deus tem total controle das nossas vidas, devemos também buscá-lo em Oração, suplica, jejum e humilhação diante do Eterno, pois só ele é soberano a perdição do homem. Assim devemos apresentar nossa vida ao senhor de nossa vida. (Verso 3)

3 – Devemos também confessar nossa imundícia para com aquele que é Digno de santidade para sermos curados e perdoados, esse passo é imprescindível e Daniel soube bem o poder da confissão, devemos aproveitar também esse privilégio enorme que o Senhor Jesus conquistou para nós, o perdão e a cura pela confissão. (Versos 4, 5 e 6)

4 - Você pode estar lendo esta palavra e pensando, eu até conheço pessoas que estão arruinadas em suas vidas com Deus, mas eu não estou. E foi justamente assim a Situação que Daniel se encontrou, buscando ser fiel a Deus, e assim nos ensina mais uma lição, temos que nos apresentar a Deus em oração por nós e pelo nosso povo, confessar meu pecado e o pecado dos meus, em suplicas, oração e confissão. (Verso 20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário