segunda-feira, 16 de abril de 2012

Oração de Jesus


João 17:9-21

O que Jesus quer de Nós. O que ele pediu ao pai por nós. Dentre muitas orações que Jesus fez por mim, uma delas pelo menos esta registrada. E Ele sendo o meu Senhor, expôs aqui o desejo dela para a sua igreja, e como Sendo o cabeça dela, devemos obedecer, pois hoje vejo a Igreja muito distante do que Deus nos mostra em sua palavra.

Dias atrás questionava eu a Deus, de como vejo a igreja em atos com um relacionamento tão real com o sr. E como vejo hoje nós com um relacionamento tão irreal com Deus, tão surreal.

Sei que este texto é muito rico, mas muito mesmo, principalmente em relação ao desejo de Cristo para sua igreja, verei apenas alguns pontos que ele deseja da igreja, alguns que vejo como entre as principais ausências da igreja hoje em dia. Mas antes de entrar nestes pontos, tem três fatores que farão toda a diferença na visão destes pontos. Portanto é essencial o entendimento e a consciência destes fatores para a execução dos pontos que analisarei.

1º - Verso 8 Jesus diz que roga por nós e não pelo povo do mundo, ou seja, o desejo que ele está expressando aqui, é o desejo dele para todos os que já O conhecem, e não para os do mundo, a responsabilidade é minha e sua, não viram outras gerações para cumprir estes desejos de Jesus, é em mim e em ti que Ele depositou esta confiança, e responsabilidade. Cada desejo exposto aqui, é para cada parte do corpo cumprir, e não algumas igrejas apenas. Então tudo o que for visto aqui como desejo de Jesus para nossa vida é responsabilidade minha e sua cumprimos, pois não serão os do mundo que farão isto, mas nós.

2º - Verso 11 Jesus ora que não esta no mundo, ou seja, que o processo que ele veio aqui na Terra enfrentar como ser humano em carne e osso, ele já tinha passado e sido aprovado, faltando apenas a crucificação na cruz, ele esta para ir para o Getsemani e o que ele quer dizer com esta afirmação é que todas as experiencias que um ser humano enfrenta ele conhecia e já havia vencido. Ou seja, Ele sabe o que Ele esta pedindo a igreja aqui para seu Pai, são coisas que Ele afirma a nós que é sim possível de viver, que nós não poderemos ver esta palavra e depois dizer que é uma utopia, se queremos, poderemos viver, se não vivermos, muito provavelmente será por opção nossa. Em outras palavras Ele diz, Pai, por experiencia própria, sei do que estou lhe falando, conheço pessoalmente cada tentação, cada coisa desta vida terrena, e tenho o desejo de que vivam deste modo, conhecendo suas limitações, sei que é possível.

E 3º – Verso 15 Jesus não pediu para que Deus nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do mal, o que quer dizer que você não vai viver uma vida alienada do mundo para caminhar lado a lado com Jesus de acordo com seu desejo, e sim que inserido no mundo perdido de pecador que vivemos.

Jesus nos pediu para sermos luz aonde esta escuro, e sal aonde esta sem sal. Ele não pediu para criarmos um mundo gospel paralelo, onde eu só ouviria musica gospel, só iria em restaurantes gospeis, só compraria roupa gospel, só teria amigos gospeis, só andaria de carro gospel, só leria jornal gospel, só assistiria canais gospeis e etc... Então entendemos que Jesus expôs estes desejos ao Pai sobre nós, para os seguirmos inseridos no mundo.

Então para analisarmos como estamos em cada um dos desejos de Jesus para nossa igreja, antes entendemos que nós é que temos a responsabilidade de vivermos segundo esta oração e não o mundo, depois que tudo isto é possível, segundo a experiencia e vitória de Jesus sobre cada área da nossa vida, você esta proibido de dizer que não é possível e também que devemos ser assim no mundo e não paralelo ao mundo.

1- O primeiro desejo de Jesus que levanto aqui nesta oração é para que nós sejamos um como vemos nos versos 11 e 21. Ele ainda deseja que sejamos um em duas instancias, apesar de uma ser dependente da outra.

1ª Instancia: No verso 11 ele pede para que eu seja um com meu irmão. E este é o primeiro ponto, mas se nós entendermos e buscarmos para nossa vida ser um com o meu irmão, o resto será bem mais fácil.

Ef 4:1-3 explica muito bem como devemos agir para sermos um com o outro.
O modo que Jesus expressa no verso 11 que deseja que sejamos um é assim como Ele e Deus são. E como Eles são?

2ª Instancia: No verso 21 ele deseja que sejamos um com Ele e Deus.
Meu pai, quando meditei neste texto, fiquei pensando, como Ele poderia pedir isto sabendo o quão imundo eu seria durante a minha vida. Mas lembra um dos três fatores citados no inicio, Jesus sabia pessoalmente do que estava falando. E esta instancia eu coloque como segundo propositalmente, para mostrar que para você ser um com Jesus e com Deus, depende inteiramente que você seja um com seu irmão, pois se você não consegue amar a seu irmão, o que vê, como amará a Deus, a quem não vê?? (1Jo 4:20).

2- Santidade. (Versos 17 e 19)

3- Evangelismo. (Verso 18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário