quinta-feira, 26 de abril de 2012

RELIGIOSIDADE

Mateus
12.9.E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
12.10.E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
12.11.E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
12.12.Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.
12.13.Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.
12.14.E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.


A religiosidade é um grande mal que pode assolar qualquer crente que permiti-la. Israel, estava muito contaminado com este mal, as consequências e evidencias eram muitas. Caso sejamos afetados pela religiosidade, alguns problemas acontecerão conosco.

 Esta passagem mostra Jesus confrontando a religiosidade do povo crente da época. Jesus nunca tolerou religiosidade, pois ela inverte a glória da coisas, e não tolera hoje em dia. Vejamos, segundo a bíblia, o que a religiosidade faz com a pessoa:

1º A pessoa valoriza mais os rituais do que as pessoas (Versos 9-12): Há uma excessiva preocupação com os rituais de Deus do que com Deus, e com as pessoas, pra quem grande parte dos ritos servem, como era no caso do sábado.

2º A pessoa perde a compaixão (Versos 9-12): Pensa-se que o motivo do mal dos outros é por merecimento devido a pouca busca a Deus;

3º A pessoa se acha melhor que os outros (Versos 9-12): Sempre se compara com os que fazem menos, que oram menos, que influenciam menos, e passa a fazer tais coisas, para esta contagem de comparação e não pelo objetivo correto.

4º A pessoa perde a noção de Deus (Verso 14): Pare e pense no que os fariseus queria fazer aqui: Tirar a vida do autor da vida, do que é a Vida, o que dá vida. Fica realmente cego em relação a Deus, e o vê infinitamente menor do que Ele realmente é, consequentemente passa a se ver maior do que é, tipo, um certinho, que se esforça muito, que tem seus méritos e ai está o maior perigo, Se afasta da Graça de Deus, pois não sente que necessita dela.

O conhecimento da Graça é o único remédio contra a religiosidade. Para se crescer com Deus é necessário que se conheça a graça dele, senão o seu crescimento será limitado a um ponto que somente entendendo a graça de Deus poderá ser ultrapassado.

5º A religiosidade gera morte (Verso 14): Enquanto que um relacionamento com Jesus, gera vida, a religiosidade gera morte, temos este exemplo, lembre de Paulo, sumo sacerdotes Anás e Caifás e vários outros. E gera morte a você e a tantos quais você possui influencia, como disse Jesus aos fariseus:

Mateus 23.15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!

Lucas 6.39 Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário