sexta-feira, 13 de abril de 2012

TEM-SE QUE NASCER DE NOVO


João 3.1-12:
(João 3:1) - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
(João 3:2) - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
(João 3:4) - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
(João 3:5) - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
(João 3:6) - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
(João 3:7) - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
(João 3:8) - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
(João 3:9) - Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
(João 3:10) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
(João 3:11) - Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
(João 3:12) - Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

(João 19:39) – E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés.

No verso 1 fala que Nicodemos era fariseu e um dos principais Judeus, ou seja:
    • Bem religioso;
    • Conhecedor da Palavra;
    • Vivia conforme o ensino da Palavra;
    • Tinha uma vida com Deus.

E no verso 2 afirma que ele, assim como nós, entendeu que Jesus era de Deus. Ele aceitou o testemunho que Jesus dava de si, como eu e você.

Mas Jesus confrontou a afirmação dele. No verso 3 Jesus esta falando que na verdade Nicodemos não conhece Ele. Ele falou: Se aguem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. O que Jesus estava dizendo, é que Nicodemos havia, na verdade, simplesmente criado um conceito de Jesus, e este conceito era de que Ele realmente era de Deus, era quem tava dizendo, ou seja, uma imagem de tudo que ele estava ouvindo falar, dos acontecimentos, mas ele não havia conhecido a Jesus.

Sabe por que Jesus o confrontou, de uma forma que até parece insensível, arrogante?? Porque Jesus não quer que simplesmente as pessoas passem a viver de acordo com os padrões bíblicos, e faça as coisas boas e corretas. Porque ainda assim, esta pessoa não conhece a Jesus, que é o que realmente importa, se você realmente conhece a Jesus, ou se você está iludido, tendo a imagem de Jesus com Deus, mas na verdade é um reconhecimento que não é realidade na sua vida, é mitológico.

Então este confronto serve para tirar você desta situação de achar que conhece a Jesus.

Porque é muito fácil um crente passar a vida inteira beleza sem chegar realmente a crer em Jesus como um Deus, que é vivo, tá aqui comigo e é real.

Eu quero que você faça em si este confronto. Veja se você crê com certeza em Jesus vivo. O que em sua vida demonstra que você crê e vive com Jesus?

Lembrando que a sua disciplina religiosa não é prova disto, como Nicodemos.

Você tem orado bastante?? nisso nós perdemos feio para os muçulmanos, e eles não conhecem a Jesus.

Você conhece a Jesus?? Tem certeza que você conhece a Jesus? Porque isto é um fato real e concreto.

Conhecer Jesus não é um sentimento que você acha que tem. Conhecer Jesus é a certeza do que você não tá vendo. Por exemplo, aqui no ar tem nitrogênio. Eu acredito nisso, todo mundo fala, na internet fala. Mas isso não é fé, porque se alguém me mostrar que é diferente, eu posso mudar de ideia. Mas fé não é assim. Eu tenho certeza de que estou vendo este computador em minha frente. Você pode passar o dia me convencendo ao contrário, que eu vou continuar tendo certeza que ele tá aqui. Ou seja ter a mesma certeza do que eu vejo no que eu não to vendo. Assim como diz de Moisés em Hb 11.27. O fato de ele não ver a Deus, não fazia diferença alguma. Ao ponto que o relacionamento com Jesus é algo real, e não surreal, é natural e não só sobrenatural.

Quando se conhece a Jesus, existem alguma evidencias que acontecem, como:

1- Falar de Jesus:

Para crente e não crente. Pois se uma pessoa conhece ao Deus de todo o universo, não tem como ele ficar sem falar disto as pessoas. Pois é a coisa mais importante que alguém poderia conhecer.

A igreja não sabe o que é evangelismo. Pensa-se que é uma programação que você marca um dia, define uma estratégia de abordagem, tal lugar, vai lá e executa o plano. Ai no dia a dia, quando der tempo, quando uma pessoa abrir espaço, ai eu vou falar daquele Jesus mitológico que eu ouço falar.

Só que falar do amor de Deus, é falar de você mesmo, da sua vida. Você vai falar do amor que você experimenta todo dia. Que eu mereço o inferno, mas o Deus, criador do universo, sem precisar, resolveu vir e tomar a morte ao invés de mim, para eu poder viver com Ele pela eternidade.

Se eu vivo com Jesus que me ama, eu tenho o que falar. Se eu não vivo, ai só posso falar de uma teoria, ou um conhecimento intelectual. Há uma multidão de gente que tá vivendo sem saber que Deus ama a eles, sabem culturalmente, mas isso é uma coisa real. Eles não sabem que tem o amor de Deus.

Comecei a me questionar se eu conhecia a Jesus, quando um dia, eu tomando banho estava pensando em ir no Hospital fazer umas visitas para falar de Jesus. Ai pensei em chamar mais umas duas pessoas da igreja para irem comigo. Foi quando questionei, não sei se o Espirito Santo ou meus próprios neurônios, e se o pessoal não for? Por que que eu não vou sozinho? Ai entendi que era pelo fato de que eu estava indo ao hospital para falar de quem eu não conhecia de verdade, pois se eu conhecesse a Jesus Cristo – Deus, com certeza eu iria querer falar com os pacientes do hospital, independente de quem tivesse comigo. Pois se eu soubesse de um lugar que esta dando carne de graça, com certeza eu falaria para os meus amigos e conhecidos. Se eu realmente soubesse que Jesus esta dando vida de graça eu também falaria.

2 – Se interessar pelas coisas de Jesus:

Imaginem em um culto na quarta igreja, a pessoa que esta na frente pede que vá la na frente três pessoas boas de bíblia, mas boas mesmo. È bem provável que uns iam ficar indicando os outros e por ai. Você levantaria? E se fosse um espirita fazendo este desafio dentro da igreja, quem passaria vergonha?? E se fosse um endemoniado colocando você em cheque? Talvez no seu trabalho, se começassem uma discussão sobre algo da bíblia, quem se sobressairia? O testemunha de Jeová, você, o espirita, o desviado? ou o adventista ia falar para guardar o sábado e você ia ter que ficar sem dar resposta?

Pense quanto tempo você tem investido para crescer no conhecimento DO SEU SENHOR. Pense também quanto tempo você não investe na internet pesquisando sobre carros, time, noticias, novelas ou outras coisa.

Quanto tempo você tem reservado para falar com Deus?

Quando se interessa pelas coisas de Jesus, adquiri responsabilidades também. Porque que em toda programação na Vila Jotão tem que ser a Kelcylen que vai ficar na condução da palavra?? será que só ela tem algo de Jesus para falar, e olha que temos ficado com vergonha de falar diante de crianças, imagine de adultos. E são crianças mais humilde do que nós, e ficamos morrendo de medo, como será diante de Juizes e governadores, como a Palavra fala que estaremos.

Este é o primeiro confronto que Jesus fez a Nicodemos, este nós devemos fazer todo dia como diz Rm 12.2. Este confronto quer dizer que o fato de você acreditar em Jesus, não quer dizer que você conhece a Ele.

O segundo confronto esta nos versos 8, 9 e 10:

(João 3:8) - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
(João 3:9) - Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
(João 3:10) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

Quando Jesus questiona o fato de ele ser mestre em Israel e não saber isto, quer dizer que o fato de sermos bem visto por outros não quer dizer que conhecemos a Jesus.

Estamos como um grupo que tem um evento em comum no domingo a noite, que tem uma boa musica que podemos cantar juntos, uma palavra emocionando, que faz alguns chorar e ir la na frente, principalmente quando consegue encaixar o louvor com a palavra, sem deixar quebrar aquele clima surreal criado, com o teclado tocando no fundo na hora do apelo. Mas não causa mudança alguma no dia a dia. O cidadão anota tudo no caderno, pois ele vai ter célula depois e só vai ler quando ele tá com a edificação para não perder a explicação. Ai eu te pergunto, você tem um relacionamento com Jesus?? você vive com Ele?

Ou durante a semana você fala com Ele como que pelo telefone e tal, e tem um encontro marcado com Ele no fim de semana?

No ultimo dia ele vai falar que te conhece? Ou vai falar, que te conhece, como conhece a todos, mas você me conhece?

Eu fico imaginando na volta de Jesus aquelas duas filas andando e Jesus abrindo os livros e tal, ai chega a pessoa da sua frente que não é da igreja. Jesus começa ler o livro dele que da um show no seu, ai Jesus dá aquela olhada de canto de olho para você com uma cara de decepção. E você com uma cara de vergonha no minimo.

Eu vejo uma igreja distante de Deus, sem O conhecer, sem fé, se perseverança. Encharcada de musicas que são mentiras cantadas. Enquanto la fora tem um mundo morrendo, aqui dentro tem uma igreja morrendo sem se relacionar com Jesus.

Eu faço esta confronto com você, porque quando cheguei na 4ª igreja, nenhum jovem me fez este confronto. Ai demorei quase 5 anos a me confrontar com a realidade. E eu não quero que você precise de todo este tempo para isto.

Acorda igreja, tome o seu lugar. Você não é deste mundo, você só esta neste mundo. Em Jo 10.10 Jesus diz que veio para que todos tenham vida e em abundancia. Isto não foi só pelos 3 anos que Ele esteve em corpo único aqui. É ainda hoje, a missão continua por nós. Nós temos o poder da vida nas mãos mas não o usamos.

Como uma pessoa que fica sabendo que ganhou na loteria, mas fala assim, deixa o dinheiro ai, depois vou mexer nele, tenho umas coisas a resolver, esse ano to meio ocupado, depois vou mexer nele. Parábola limitada tendo em vista que a vida que recebemos é mais valiosa que o dinheiro da loteria.
É melhor você receber este confronto agora do que quando Jesus voltar.

Nicodemos conheceu a Jesus, reconhecendo que ele não O conhecia antes, não ficou segurando o orgulho. Em João 19.38-39 mostra como ele esteve com Jesus até seu sepultamento. Faça igual a ele, reconheça a verdade, independente de quanto isto vá afetar a sua reputação. Três são as possíveis conclusões após esta palavra: Primeira, você conclui que realmente já conhece a Jesus, segundo, você conclui que não conhece a Jesus, mas não toma atitude para não parecer menor, e terceira, você conclui que não conhecia a Jesus, e se rende a Ele sem ligar para a reputação que pensamos que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário